domingo, 23 de dezembro de 2007

Molhos e temperos para saladas: da fazenda direto para sua casa.

Há um tempo, o Mauro Rebelo escreveu aqui que a boa escolha dos ingredientes pode definir o sucesso de um prato. Isso é verdade para um molho de tomate de um macarrão ou para um simples molho de salada.

Hoje, temos uma diversidade enorme de temperos e folhas que nos possibilitam combinações variáveis e descobertas maravilhosas. Claro que, mais uma vez, tudo começa com escolha dos ingredientes.

No caso de saladas, o frescor das folhas é garantia de qualidade. Descobrimos recentemente o hortomercado de Itaipava. Uma delícia! Uma dessas visitas gastronômicas que funcionam como uma espécie de aperitivo da refeição, um verdadeiro almoço visual. Tem alface crespa, roxa, americana... Tem ainda shitake, shimeji, tudo fresquinho. Pode escolher! Se quiser podemos comprar os brotinhos para cultivar em casa. A excitação visual era intensa de forma que ficamos enfeitiçados e começamos comprar de tudo um pouco: flores, temperos para carnes (sálvia, manjericão, orégano), e, depois escolhemos as folhas para a salada. Voltamos para casa correndo para comer porque a fome derivada dessa experiência sensorial já era incontrolável.Montamos uma salada para 10 pessoas com verdes como rúcula, agrião, alface crespa e roxa. Salpicamos queijo parmesão. Depois fizemos o molho misturando 1 colher de sopa de mostarda com 1 colher de sopa de “aceto balsâmico” e 1 colher de sopa de mel. Adicionamos sal a gosto e mexemos até formar uma pasta homogênea. Em seguida, adicionamos 250ml de azeite em fio, batendo com chicote até ficar bem cremoso. Acrescentamos nozes picadas e manjericão picado. O resultado é fabuloso. Uma salada simples que é uma entrada saudável com gostinho da fazenda. Experimente.


Nenhum comentário: