domingo, 23 de dezembro de 2007

Pequenas neuras de um Chef amador




Não sei se isso acontece com vocês, meus amigos, mas depois que eu comecei a me aventurar pelas vielas de frigideiras, tabuleiros e colheres de pau cada vez que visito um restaurante faço uma brincadeira com meus amigos de mesa que se chama: tente descobrir os ingredientes! A idéia é que quando gostamos do prato, tentamos adivinhar e reconhecer quais são os temperos e demais produtos utilizados no preparo daquela receita.
Jantamos no “Nam Thai”, restaurante tailandês no Leblon e comendo um mix de entradas fiquei entretido na manga com trutas defumadas.
Percebi rapidamente os ingredientes óbvios como a truta defumada, a pimenta dedo de moça e a manga (de verde para madura), a amêndoa fatiada e os temperos verdinhos (cebolinha). Tudo servido em uma “concha” de repolho roxo. Na semana seguinte tive a chance de cozinhar para os amigos e decidimos fazer um jantar indiano. Eu me dispus, prontamente, a preparar a manga verde com truta defumada que é uma receita tailandesa, mas fica no mesmo continente! Para não pagar mico precisava ainda descobrir alguns ingredientes e testar outros. Também precisava ter certeza do ponto da manga e também a melhor forma de apresentar a truta. Então resolvi cozinhar para Dani, a patroa, que acaba sempre servindo como cobaia (felizmente ela não tem reclamado). Descobri que deveria tentar achar o molho de peixe para temperar, mas como não achei usei um óleo de gergelim comprado no supermercado Zona Sul. Daí estava com a maioria dos ingredientes definidos e o restante fica por conta dos devaneios de Chef amador e cientista curioso, ou seja, tentativa e acerto. Fiz em casa e a Dani aprovou!
Daí foi só adaptar a receita para 6 pessoas. Basta fatiar em um processador 3 mangas médias Hayden que devem estar duras (se estiverem com consistência de maduras não é possível fatiá-las). Tire a pele de 150g de truta defumada, frite, desfie e reserve. Abra 6 pimentas dedo de moça e retire os caroços. Corte ao longo (caso você goste de temperos mais “quentes” use mais pimentas ou mesmo os caroços). Fatie cebolinha a gosto.
Misture todos esses ingredientes. Não esqueça de adicionar a amêndoa fatiada (+/- 80g). Para temperar use o óleo de gergelim, uma pouco de Shoyu e o suco de um limão. Sirva nas conchinhas de repolho roxo. Ah, é uma entrada ótima para comer acompanhada de uma cerveja ou mesmo um espumante bem gelado. Tenho certeza que a receita original deve ser bastante diferente, mas isso não importa mais porque a adaptada ficou deliciosa. Agora o desafio é descobrir a próxima receita.

2 comentários:

Xuxu disse...

Oi chefinho... gostei muito da menção de um dos meus restaurantes PREFERIDOS, o Nam Thai. Agora temos 3 restaurantes Thailandezes no Rio: o de Buzios que abriu na R. Dias Ferreira e um no shopping Barra Point. Já ouvi falar que o da Barra não é mto bom. Agora, eu já conheço bem o de Buzios (no seu lugar original) e acho que o custo benefício é bem maior no Nam Thai. Difícil é achar companhia que queira ir lá também. Próxima vez lembra da gente!

Milton Ozório Moraes disse...

Oi Xu,

concordo que o Nam thai é o melhor tailândes do Rio. Claro que a competição é pequena, mas independente disso o menu é ótimo, os pratos impecáveis e o ambiente muito acolhedor. Outro dia estivemos lá o o serviço foi um pouco lento, mas nada que desmereça o lugar. Vamos marcar de ir juntos!! Maravilha.