Jantamos no “Nam Thai”, restaurante tailandês no Leblon e comendo um mix de entradas fiquei entretido na manga com trutas defumadas.
Percebi rapidamente os ingredientes óbvios como a truta defumada, a pimenta dedo de moça e a manga (de verde para madura), a amêndoa fatiada e os temperos verdinhos (cebolinha). Tudo servido em uma “concha” de repolho roxo. Na semana seguinte tive a chance de cozinhar para os amigos e decidimos fazer um jantar indiano. Eu me dispus, prontamente, a preparar a manga verde com truta defumada que é uma receita tailandesa, mas fica no mesmo continente! Para não pagar mico precisava ainda descobrir alguns ingredientes e testar outros. Também precisava ter certeza do ponto da manga e também a melhor forma de apresentar a truta. Então resolvi cozinhar para Dani, a patroa, que acaba sempre servindo como cobaia (felizmente ela não tem reclamado).
Daí foi só adaptar a receita para 6 pessoas. Basta fatiar em um processador 3 mangas médias Hayden que devem estar duras (se estiverem com consistência de maduras não é possível fatiá-las). Tire a pele de 150g de truta defumada, frite, desfie e reserve. Abra 6 pimentas dedo de moça e retire os caroços. Corte ao longo (caso você goste de temperos mais “quentes” use mais pimentas ou mesmo os caroços). Fatie cebolinha a gosto.
Misture todos esses ingredientes. Não esqueça de adicionar a amêndoa fatiada (+/- 80g). Para temperar use o óleo de gergelim, uma pouco de Shoyu e o suco de um limão. Sirva nas conchinhas de repolho roxo. Ah, é uma entrada ótima para comer acompanhada de uma cerveja ou mesmo um espumante bem gelado.

A excitação visual era intensa de forma que ficamos enfeitiçados e começamos comprar de tudo um pouco: flores, temperos para carnes (sálvia, manjericão, orégano), e, depois escolhemos as folhas para a salada. Voltamos para casa correndo para comer porque a fome derivada dessa experiência sensorial já era incontrolável.
Montamos uma salada para 10 pessoas com verdes como rúcula, agrião, alface crespa e roxa. Salpicamos queijo parmesão. Depois fizemos o molho misturando 1 colher de sopa de mostarda com 1 colher de sopa de “aceto balsâmico” e 1 colher de sopa de mel. Adicionamos sal a gosto e mexemos até formar uma pasta homogênea. Em seguida, adicionamos 250ml de azeite em fio, batendo com chicote até ficar bem cremoso. Acrescentamos nozes picadas e manjericão picado. O resultado é fabuloso. Uma salada simples que é uma entrada saudável com gostinho da fazenda. Experimente.