segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Bebo porque é líquido, se fosse sólido comê-lo-ia.


A frase é atribuída a Jânio Quadros em um episódio onde um jornalista perguntou o motivo de beber tanto. Pois bem se Jânio fosse vivo isso não seria mais um problema. Agora é possível comer “bebidas” como caipirinhas, e outros drinks. Atualmente, algumas revistas de entretenimento e lazer tem apresentado os drinks da moda e muitos deles são baseados na gastronomia molecular. Na verdade, bartenders tem usado ciência nas suas coqueteleiras, embora talvez não saibam exatamente como. De qualquer forma, a possibilidade de solidificar uma bebida clássica traz uma novidade interessante a uma receita simples. Provavelmente os mais conservadores não aprovam essas variações. De fato, a invasão de receitas baseadas em conhecimentos científicos sobre química, física e biologia tem modificado o cenário e as receitas por detrás do balcão. Assim, pode-se obter hoje nitrogênio líquido para atingir temperaturas muito baixas, soluções com alginatos e sais de cálcio para se fazer esferas que viram uma espécie de caviar alcoólico (ou não)... Legal, né?
É saudável a discussão sobre a forma com que essas novidades tem surgido e impregnado as cozinhas de profissionais e amadores por todo o mundo. Modismo ou não, os criadores da gastronomia molecular tinham o interesse de resolver problemas simples das receitas gastronômicas. Nas palavras de Nicolas Kurti um dos fundadores das reuniões em Erice na Itália que albergam 40 Chefs e cientistas para discutir a ciência na cozinha: “Sabemos mais a respeito da distribuição de temperatura na atmosfera de Vênus do que no interior de um suflê” (mais sobre esse evento pode ser lido no interessantíssimo A ciência no Cotidiano de Len Fisher). O fato é que da maneira com que a gastronomia molecular é feita hoje, onde compra-se os produtos e receitas dos grandes líderes desse movimento, dificilmente teremos realmente o conhecimento científico sobre o procedimento a serviço dos chefs que, a princípio, poderia favorecer a discussão detalhadas de receitas e o apuro completo do processo. Mas o que fica e a pergunta: será que esse conhecimento é realmente necessário? Talvez apenas o saber fazer seja suficiente para a maioria. Claro que alguns precisam tentar entender e explicar os fenômenos científicos por detrás das porque facilitariam o avanço das receitas. Será mesmo? Durante quanto tempo vivemos sem a gastronomia molecular. Gosto de pensar que entender, explicar e justificar o mundo é uma obsessão humana, mas ela definitivamente não é necessária. Até ajuda bastante, mas necessária não é!
Polêmicas a parte, para fazer uma caipirinha sólida é simples basta misturar gelatina ou ágar (que é um açúcar derivado de algas que é o mesmo produto que se usa para fazer aquelas balinhas de alga vendidas em lojas de produtos naturais). A vantagem do ágar é que ele fica sólido a temperatura ambiente. A gelatina também apresenta a mesma consistência, mas alguns minutos a temperatura ambiente ela ficará líquida. A diferença está no ponto de fusão da gelatina e do ágar, ou seja, a temperatura que o líquido se solidifica. Para fazer caipirinha de ágar basta misturá-lo com água (uma colherzinha de sobremesa cheia para meio copo de água. Depois leve ao microondas por 1 ou 2 minutos e deixe esfriar um pouco. Depois adicione suco de limão, açúcar e cachaça a gosto (normalmente dois limões espremidos, duas colheres de chá de açúcar e duas doses de cachaça fazem muitas balinhas).
Bom agora é deixar esfriar a temperatura ambiente ou na geledeira. Boa caipirinha nova.

12 comentários:

Unknown disse...

Inicio com a certeza que cozinhar é um dom com ou sem conhecimento da Biologia molecular, Física ou Quimica. Certamente que com vários conhecimentos e com a tecnologia a favor, algo pode ficar mais saboroso ou ter maior durabilidade. O conhecimento dessas ciências na gastronomia é algo revolucionário, mas na minha opinião não é algo fundamental e sim a busca pelo novo, a sede pela descoberta, ou seja, o fazer "ciência" de outra forma é que faz um simples prato se tornar um atrativo para todas as ocasiões.
Aluna: Cleyde Bié - Mestrado EBS/IOC

Unknown disse...

Apesar de adorar cozinhar, na verdade inventar, não tinha conhecimento de tal ramo na gastronomia. É interessante observar a interdisciplinaridade no cotidiano. Apesar de achar que foi uma jogada de marketing, pois o que é diferente sempre chama a atenção, se tornou uma ferramenta muito útil para as mães que sofrem com os filhos que não querem comer. Já para os amantes da culinária, a culinária molecular abriu um leque de possibilidades gastronômicas, que com o acompanhamento adequado, torna a refeição inesquecível.
Aluna: Bianca Torres – Doutorado – IOC/BCM

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Quanto mais leio e vivencio ciência, arte e gastronomia, mais percebo semelhanças entre elas. A necessidade de se conhecer o antigo, o método, para que inovação venha é importante, mas esse conhecimento também é necessário para que saibamos o que fazer quando o acaso se nos apresenta. Parece certo que esse conhecimento não é necessário a todo e qualquer mortal, e para alguns basta apreciar a natureza, uma obra de arte ou uma boa receita. No entanto, explicar a natureza através da ciência, conhecer as técnicas por trás de uma obra de arte ou executar com destreza os passos de uma receita certamente tornam a experiência mais encantadora para outros.
Bianca Della Líbera da Silva - Mestrado EBS/IOC

Tendencci Vida Saudável disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Penso que a culinária é uma arte que vem crescendo cada vez mais, mas nunca pensei em relacionar a biologia molecular e a arte da culinária.Para mim é uma novidade!Caipirinha sólida, uso de nitrogênio líquido na fabricação e sorvete etc.O mais interessante de tudo, é que os conhecimentos científicos utilizados em processos laboratoriais estão sendo aplicados de maneira criativa em receitas inovadoras. Aluna:Madalena Mello - Mestrado/EBS

Unknown disse...

Sinceramente não conhecia nada sob á Gastronomia Molecular e agradeço por ter apresentado este tema, de outra forma não sei se teria lido ao respeito. Achei super interessante e me levou a refletir sob muitas outras coisas. Acabei lendo sob vários assuntos, e incluso pegando de novo um livro que o ano passado tinha começado a ler e acabei abandonando, como costumo fazer com a maioria dos livros que não estão diretamente relacionados à linha de pesquisa na que estou envolvida... o que obviamente é um grande erro (uma das “muitas outras coisas” que fiquei refletindo essa semana). Bom, voltando ao que foi a tarefa indicada na aula passada.... Penso que a gastronomia molecular só tem a oferecer aspectos positivos no âmbito gastronômico, como a melhora das receitas existentes e a criação de novos pratos. Sabe-se que para ter sucesso na área da gastronomia é fundamental a criatividade, e para ser criativo é fundamental conhecer o assunto em questão! Portanto, o fato do cozinheiro entender a biologia molecular dos processos que ocorrem durante a preparação de um determinado prato, pode ser um diferencial muito importante que ira a influenciar diretamente seu desempenho na cozinha. Concordo plenamente com o que a Cleyde comentou sob a sede pela descoberta e a busca pelo novo. Acho que a sede do homem de entender as coisas em profundidade é o que no final das contas leva ao surgimento de novas áreas do conhecimento, ou neste caso à junção da biologia, química, e física com a gastronomia. Fazendo referencia a Bia, quando li sob o assunto em questão (Gastronomia Molecular) uma das primeiras coisas nas que fiquei pensando foi justamente no que ela comentou, a interdisciplinaridade no cotidiano. Acho que nunca tinha observado um exemplo tão claro.

Só para finalizar gostaria de fazer mais um comentário, mas que não está diretamente relacionado à tarefa que foi indicada. Na primeira aula quando foi colocada a pergunta sob o que a gente esperava do curso? a minha resposta foi.... Pois é, não sei!. Acho que agora, após esta tarefa, ficou bem mais clara a resposta a essa pergunta. Eu espero não só aprender sob outras áreas do conhecimento, mas também refletir, ler, ampliar a capacidade de discutir sob diferentes assuntos, etc.... em outras palavras: aprender a ser melhor profissional. (peço desculpas pelos erros de português)
Aluna: Mariela Martínez Gómez

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Amanda disse...

Interessante traçar esse paralelo entre ciência e arte, me fez refletir bastante! Gostei de ver o lado lúdico da ciência, a necessidade de criar. De fato para cozinhar ou mesmo criar não precisa-se de conhecimento técnico e concordo com a teoria do dom, o empirismo, mas creio que aplicar conceitos técnicos na gastronomia, ou em qualquer outra área, faz parte da evolução natural do conhecimento. É da natureza humana querer conhecer, saber e explicar. Entretanto vejo uma diferença singular, somos movidos por curiosidade, temos sempre uma pergunta, não á arte por arte!

Aline e Miguel disse...

É interessante notar que a gastronomia assim como a arte de Picasso passam por passos bem parecidos com os quais já conhecemos em nossa bancada, como por exemplo a repetição até se alcançar a "perfeição" de um experimento, de um prato ou de um quadro. Além disso em todas essas áreas é possível perceber que a novidade e os imprevistos estão presentes, permitindo que, em muitas vezes, descubramos algo novo e maravilhoso, abrindo nossos horizontes. Marketing ou não,não podemos negar que atualmente a ciencia está cada vez mais em evidencia, e por isso,provavelmente, começamos a notar a presença da arte científica em áreas tão distintas, muitas vezes sendo usada sem conhecimentos profundos da teoria, mas funcionando e sendo útil,principlamente para introduzir o ineditísmo.
Aluna: Aline S. G. Gomes
Doutorado BCM